
O senador Omar Aziz (PSD) lidera os índices de rejeição entre os pré-candidatos ao Governo do Amazonas nas eleições de 2026. A informação consta na pesquisa de intenções de voto divulgada pelo instituto Real Time Big Data.
Segundo a pesquisa, Omar Aziz acumula 41% de rejeição, enquanto sua principal adversária na disputa, Professora Maria do Carmo (PL) apresenta somente 23%, com ampla margem de crescimento para intenções de voto.
A pesquisa também levantou outros possíveis nomes para a disputa ao governo, como do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), que aparece com 36% de rejeição; o atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), com 30%; e o vice-governador Tadeu de Souza, com 17% de rejeição.
O cientista político, professor Helso Ribeiro, explica que toda pesquisa avalia um determinado momento, e ainda há um longo período até as eleições. Mas, ele considera que todo cenário de rejeição é um impeditivo de crescimento.
“A refeição deve ser um ponto muito analisado pelos futuros candidatos, porque é um fator impeditivo de crescimento, mostrando que determinado percentual não quer determinado candidato”, destaca o especialista.


